O projeto “Natureza que cura”, tem como objetivo a promoção da saúde da população garantindo o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, com isso reduzindo o uso de medicamentos alopáticos através da adoção de práticas terapêuticas integrativas e complementares que utilizam de produtos naturais e contato com a natureza.
Em Conceição do Mato Dentro, desde 1998 existe a chamada “Medicina Alternativa”, um espaço conhecido pela comunidade conceicionense destinado a auxiliar na melhora de pessoas adoecidas, com diagnósticos e tratamentos naturais, que funciona por meio do trabalho de voluntárias em espaço cedido pela igreja católica.
Na “Medicina Alternativa” é mantida uma Farmácia Viva com plantas medicinais desidratadas e as pessoas são atendidas pelas voluntárias e diagnósticas através do método bioenergético e a medicação fitoterápica é testada também através deste método. Ao final do atendimento, as pessoas levam para a casa as plantas e a orientação para fazerem os tratamentos com uso de chás.
"Natureza que Cura" incentiva a perpetuidade do trabalho da Medicina Alternativa e apoia a adoção do Método Bioenergético como forma de garantir o uso de plantas medicinais correspondentes à necessidade do indivíduo em dosagem adequada e compatíveis entre si e com os medicamentos alopáticos que por ventura o paciente faça uso.
Além de manter um horto de plantas medicinais e um meliponário para guardar a genética das plantas medicinais mais utilizadas na região e das abelhas nativas sem ferrão, e ajudar no abastecimento da Farmácia Viva da “Medicina Alternativa”.