Curso - Criação de abelhas nativas sem ferrão

Financiador: CAF America e Anglo American

Este projeto teve como proposta apresentar a meliponicultora como uma prática conservacionista capaz de promover benefícios ambientais e geração de renda. Durante o curso de meliponicultora além de conteúdos teóricos de introdução ao tema, foram fabricadas e instaladas iscas de captura de abelhas nativas e ocorreu a instalação e inauguração do “IPES - Meliponário Preservacionista: Centro de proteção das abelhas nativas brasileiras” com a alocação das colônias de Jataís, Mandaçaias e Iraís. 

Depoimentos

“Deixo aqui o meu registro do quão maravilhoso foi o curso de meliponicultura que fiz no Instituto Ipes. Fui muito bem recebida pelos gestores Aline e Helge que são muito atenciosos e pacientes. O curso em si foi muito didático,  leve e de  conteúdo absolutamente perfeito. Saí de lá com muita vontade de colocar em prática a técnica e apaixonada pelas abelhas e tive a compreensão da importância desses seres. Sem falar em todas as técnicas de permancultura que o Ipes implantou, simplesmente incrível ter conhecido tudo isto e este espaço educacional tão importante para nos a ajudar a diminuir o impacto que causamos no nosso ambiente” 

– Ludmila Yasmina

“Parabenizo o Instituto IPES, Aline e Helge. Desejo sucesso sempre. Agradeço o Thiago por apresentar-me o maravilhoso mundo Meliponicultura. Manteremos contato. Tabu.. é logo ali. Aos colegas de curso obrigado pela companhia...até breve.” 

– Paulo César

“Foi uma honra enorme ter conhecido todos vocês e que as nossas trocas foram muito preciosas nestes dois dias de trabalho. Um agradecimento especial ao Helge e à Aline que tão bem nos acolheram nestes dias, quando também não mediram esforços para viabilizar um encontro tão maravilhoso como esse. Desejo a todos vocês muito sucesso e aprendizados com a meliponicultura e caso tenham alguma dúvida ou precisem de algum auxílio, estou completamente à disposição.” 

– Thiago Santos